terça-feira, 7 de maio de 2013

DIA 12 DE MARÇO DE 2013


A proposta Curricular de Santa Catarina tem no seu encaminhamento metodológico para que um ensino da arte seja significativo, se relacione com as  três áreas do conhecimento: a produção, a fruição e a contextualização.  
Segundo Kastrup, “A relação com a arte se caracteriza por experiências de estranhamento e surpresa, que deslocam o eu e mobilizam uma atenção aberta ao plano dos afetos. Não se ensina arte transmitindo informações. O professor atua como um dispositivo por onde circulam afetos. Ele não é professor porque detém um saber, mas porque possui um savoir-faire com esta dimensão da experiência”. E estas experiências segundo PCSC, estão no ver, ouvir, interpretar e julgar as qualidades dos objetos artísticos e das manifestações culturais deve compreender os elementos e as relações significativas ali estabelecidas e, assim, oportunizar o conhecimento de que é portador o objeto.  
O processo de  ensino-aprendizagem se configura como uma “rede complexa”, através das trocas entre os alunos e professores e alunos, não somente um conhecimento transmitido pelo professor, as aulas devem ser de uma maneira reflexiva e participativa. De acordo com PCSC “A busca de outros campos de conhecimento permite a reflexão interdisciplinar. Entretanto, as abordagens devem acontecer de maneira a perceber o objeto artístico de forma integral, sem fragmentação, dentro de um contexto histórico-cultural.” Todo ensino fragmentado não leva a compreensão e clareza para que o aluno possa entender o todo, podendo assim pensar, discutir, relacionar e produzir. 
Conforme está inserido no PCSC, é necessário que o aluno tenha contato com as informações sobre artes através de visitas a acervos públicos, na escola e outros locais, conhecer artistas e documentos, reconhecendo e compreendendo que a arte esta presente nas diferentes culturas e há uma diversidades de obras artísticas com suas características e concepções estéticas 

KASTRUP, Virgínia. Ensinar e aprender: falando de tubos, potes e redes Disponível em: http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69347&\ensinar_e_aprender_falando_de_tubos_potes_e_redes. Acesso em: 18/07/2012.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

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